Eu poderia simplesmente postar fotos antigas escaneadas, mas acho que melhor do que fotos, são os sentimentos que elas me fazem sentir, e sobre a minha avó (a única que eu conheci) os sentimentos são infinitos, e fortíssimos.


Sou a neta mais nova que ela teve, e ficamos juntas por quase 10 anos, nesse tempo aprendi mais do que muita gente demora a vida toda pra aprender. Minha avó foi uma guerreira e sempre me contava as história da vida dela, depois que eu fiquei maior foi a minha mãe quem me contou e cada história nova trazia muitas lições de como levar a vida, encarar as coisas e superar dificuldades.

Minha avó nasceu no interior do RS (na campanha, como costumamos dizer aqui) e criou os 6 filhos (eram pra ser 13 =/ ) com bastante dificuldade, foi praticamente mãe solteira a vida toda, os filhos mais velhos cuidavam dos mais novos enquanto ela trabalhava, minha avó foi pra cidade pra tentar melhorar a vida, lá trabalhou em casas de família por muitos anos e chegou a passar fome; deixava de comer o almoço que ganhava, pra levar pros filhos. Não vou contar detalhes, mas dá pra ter noção de como as coisas foram difíceis pra ela a vida inteira.


Então, depois de anos, 5 dos 6 filhos foram viver com as respectivas famílias e minha mãe segui com ela lá na minha cidade natal, daí eu nasci (a história eu não vou contar, o que importa é a minha vovozinha linda ^^), não sei o que ela pensou quando soube, só sei que ela sempre me tratava com todo amor e eu só lembro da gente ter discutido uma vez nesse tempo todo (queria poder voltar naquele dia e fazer tudo diferente pra não magoar ela =/ ).


Então, em 1995 ela teve o primeiro AVC, e eu não entendia direito tudo aqui, tinha apenas 2 anos e meio, mas eu sabia que era coisa importante e que mudaria as coisas. Minha avó se recuperou e ainda foi me ver na festa quando eu terminei a pré-escola (tiramos fotos lindas, um dia mostro pra vocês), ela voltou a caminhar e não teve sequelas na fala, aquilo era a felicidade eterna, minha avó estava bem e eu achei que isso nunca ia mudar.


Só que em 2001 ela voltou a ficar fraquinha e em 2002 ela voltou a ser internada, pelo mesmo problema, dessa vez ela sofreu um pouco mais, porque foram AVC's seguidos e ela não podia mais falar =/ sem contar que o caso dela não mudaria. Depois que os médicos explicaram tudo pra nossa família, a gente teve que adaptar tudo pra levar ela pra casa, e lá ficamos, por 19 dias, cuidando da vó com aquele sentimento de mãos atadas, sem poder fazer nada que fizesse ela melhorar, sabendo que a qualquer momento, ela nos deixaria.


Era um domingo, faltavam 16 dias pro meu aniversário de 10 anos e a vó se foi, não sei dizer como me senti, não vou me estender sobre este momento, mas até hoje o vazio existe. Preencho o vazio com as lembranças, com as coisas que aprendi com ela (muitas coisas sem ela nem ter imaginado que me ensinou) e com música, porque sempre existe uma música que nos faz sentir mais perto das pessoas que a gente ama, né?


Fazem 10 anos que a vó virou uma estrelinha e mesmo triste por saber que não posso mais abraçá-la nem conversar com ela, eu me aconchego lembrando do colo dela e sonhando um dia poder ensinar pra minha futura família tudo o que aprendi com ela. Aprendi a ser boazinha com ela, a rezar, a comer pão caseiro quente, a fazer fogo no fogão a lenha, a comer bergamota debaixo do sol, a fazer e tomar chá... Tantas coisas simples, mas que fazem a diferença na hora de responder sobre o que é felicidade pra alguma pessoa.


Minha avó foi cedo demais, e o resumo dos meus sentimentos foram traduzidos pela minha banda preferida em 2011; Gone Too Soon, do Simple Plan, me fez chorar na primeira vez que escutei e na véspera dos 10 anos de saudade eu tatuei uma frase do refrão, pra homenagear a vó e levar na pele o meu amor por ela. A tradução da música pode ajudar você a entender meu sentimento e cada vez que eu escuto é como se ela estivesse lá de cima, brilhando só pra mim, dizendo que me ama e me protegendo.

Eu te Amo Muito Vó, to com saudade, mas sei que tu está comigo sempre.

Feliz Dia dos Avós.


2 Comentários

  1. Lindooo Tinah.. fiquei emocionada.. Parabéns, vc é mt forte e guerreira. Gostaria de saber mais sobre a sua história e da sua avó, gosto muito de histórias sobre a vida.. Bjão Astronaut

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tu gostou Laedna ^^
      Obrigada, de coração.
      Vou começar a contar histórias aqui, eu acho,
      espero que tu siga visitando pra ler tudinho.
      Um desabafo cai bem, né?
      beijão =*

      Excluir